Nuven

Portfolio

O aumento da competitividade dos supermercados vem exigindo uma atuação mais eficiente e menos custosa, e a comparação de preços de produtos têm sido uma forma de responder a este desafio. A empresa Infomarket (https://infomarketpesquisa.com/) atua no mercado de pricing e um dos seus produtos é um plataforma com milhares de ofertas monitoradas com atualização diária e com gráficos e dados intuitivos. Esse projeto em questão buscou coletar, de maneira automática, preços e condições de produtos através da leitura e identificação de encartes/panfletos de ofertas.

Sabe-se que o início da análise e do processamento de imagens de exames médicos possibilitou, em conjunto com a computação gráfica, uma melhor visualização das estruturas do corpo humano e, a partir disso, um grande auxílio ao diagnóstico pelo especialista. Hoje já é possível, por exemplo, simular um exame a partir de modelos tridimensionais (3D) de estruturas do corpo humano ou identificar doenças através da reconstrução 3D de determinadas regiões. Nesse sentido, esse projeto buscou o desenvolvimento de uma metodologia inovadora que possa determinar, parametrizar e coordenar as diversas ferramentas capazes de manipular e reconstruir tridimensionalmente uma nuvem de pontos de imagens médicas, representando anatomias a partir de imagens DICOM e, de forma mais específica, combinar técnicas da literatura visando encontrar uma metodologia inovadora para segmentar vasos da região da cabeça e pescoço (vasos cervicais) buscando a sua correta visualização 3D.

Sabe-se que a ciência forense é o conjunto de métodos e técnicas científicas aplicadas para a resolução de crimes e a perícia forense tem o papel de investigar o crime, avaliar a evidência, educar, testemunhar e ajudar o público e o tribunal a entender evidências complexas ou ajudar o advogado a chegar à verdade. O crescimento exponencial do uso de imagens e vídeos digitais, torna esta área cada vez mais importante para os profissionais de Forense Computacional. A Inteligência Artificial (IA) pode ser um grande aliado da Computação Forense, uma vez que, sistemas inteligentes de apoio aos especialistas estão sendo desenvolvidos e constantemente propostos. A fim de aprimorar o processo de forense em imagens digitais, a solução aplicada nesse projeto propôs desenvolvere modelos de Visão Computacional (PDI + IA) para detecção e reconhecimento de deep fake, detecção de adulterações em imagens e para o monitoramento inteligente de objetos em imagens através de super-resolution. Disponibilizar aos peritos ferramentas que permitam a realização de seu trabalho de análise com maior velocidade e precisão.

O uso de técnicas de visão computacional (VC) e inteligência artificial (IA) podem efetivamente aumentar tanto a produtividade do profissional radiologista quanto a qualidade dos laudos gerados. Estudos já comprovam que profissionais auxiliados por estas soluções são capazes de realizar laudos médicos de forma mais eficiente, em comparação à profissionais não auxiliados. Assim, esse projeto buscou desenvolver e integrar um módulo de inteligência artificial (IA) apoiado em visão computacional (VC) para identificação e indicação de áreas de interesse e achados anômalos, de forma autônoma, com objetivo de auxiliar na priorização de processamento de laudos e no apoio ao diagnóstico médico.

Para a cirurgia de catarata do tipo facoemulsificação, a realização da capsulorrexe (abertura no anterior do cristalino para acesso cirúrgico à catarata) e implante da lente intraocular é essencial. A empresa PREMIUM LAB (https://www.premiumlaboftalmo.com/) desenvolveu um simulador de olho humano que contém uma cápsula anterior artificial para que cirurgiões em formação possam treinar o procedimento. Esse projeto trouxe uma avaliação automática da qualidade desse treinamento através de algoritmos de Visão Artificial embarcados em aplicativos mobile.

O processo de transferência de detentos para atendimento em hospitais envolve custos e alguns transtornos para ambas as partes. Atualmente, uma das maiores dificuldades para tratamento de população encarcerada é a locomoção, bem como triagem e diagnóstico médico em tempo hábil. Muitas vezes, eles faltam ao retorno não porque querem, mas porque não há escolta para levá-los. A proposta de compor infraestrutura e processos de IoMT (Internet das Coisas Médicas) para pesquisa clínica e assistência em saúde nos presídios é motivada por quatro fatores: 1) Quantidade e diversidade de pessoas; 2) Pessoas que, por lei, devem ter acesso à assistência em saúde; 3) Uma unidade prisional apresenta rotinas muito semelhantes às rotinas de uma moradia; 4) Tendem a ser ambiente ideal para testar e validar clinicamente em larga escala as novas soluções em IoMT. A partir desse contexto, a fim de aprimorar o processo de telemedicina como forma de expandir o atendimento e reduzir custos, este projeto desenvolveu soluções de IoMT (Internet das Coisas Médicas) para pesquisa clínica e assistência em saúde nos presídios voltada à realização de:

1) Implementação de questionário para triagem de prevalência e regulação em saúde mental;

2) Interoperabilidade de módulo de interpretação automática de sinais de eletrocardiograma (ECG) para investigar possibilidades de triagem de prevalência de doenças cardiorrespiratórias;

3) Interoperação de dados de sinais vitais cardiorrespiratórios de geração automática e semiautomática com sistemas de videochamada;

4) A primeira versão experimental para prova de conceito de um sensor de oxigênio baseado em materiais bidimensionais (grafeno) para experimentos em monitorização remota via wi-fi de concentradores de oxigênio.

O projetou tratou do desenvolvimento do sistema "MaisOftalmo". Esse sistema consiste em um sistema em nuvem de gestão e automatização integrado a aplicativo móvel dotado com inteligência artificial para auxílio na criação de laudos de exames de Topografia Corneana, Microscopia Especular e Tomografia de Coerência Óptica (OCT).

A colonoscopia é um exame de imagem realizado para avaliação do revestimento interno de estruturas da parte final do aparelho digestivo (intestino grosso): reto, cólon e íleo terminal. O exame permite identificar a presença de pólipos, tumores, câncer e outras alterações mas devido a seu caráter invasivo, médicos podem optar por um exame de tomografia computadorizada (TC, raios-x). Um modelo 3D do intestino grosso e estruturas é construído a partir dessas imagens de modo que o médico pode avaliar os resultados a partir desse modelo de imagem. Esse procedimento é conhecido como colonoscopia virtual. O objetivo desse projeto foi desenvolver um protótipo de um sistema de auxílio ao diagnóstico médico capaz de realizar colonoscopia virtual a partir de exames de tomografia computadorizada do abdômen.

Fenômenos econômico-tecnológicos como o Big Data revolucionam essencialmente os paradigmas das relações produtivas, onde, a geração de dado útil em tempo hábil passa a definir a sobrevivência das organizações. Para se usufruir economicamente desta massa de dados, exige-se capacidade inusitada de mineração de dados e reconhecimento de informação útil escondidas neste universo gigantesco de dados eletrônicos desordenados. Neste sentido, este projeto buscou desenvolver camadas de softwares primordiais de IA/PLN capazes de identificar, qualificar e quantificar palavras em meio a grandes volumes de dados textuais não-estruturados de corpus textuais em língua portuguesa de laudos de imagem e de descrição clínica em segmentos prioritárias como a pneumologia, oncologia estrutura da próstata, estrutura mamária (Bi-Rads) e cardiovascular/hipertensão.

Os países desenvolvidos já utilizaram, com sucesso, a maioria das técnicas e soluções de curto prazo e baixo custo, na tentativa de controlar o problema dos acidentes de trânsito. Atualmente, melhorias significativas são difíceis de serem alcançadas se não houver uma compreensão mais ampla e profunda do processo que leva à ocorrência de um acidente. Nos últimos anos, sistemas inteligentes de controle de tráfego vêm sendo utilizados em pedágios, monitoramento em tempo real e sistemas de estacionamento. Estes sistemas podem utilizar câmeras para identificação de veículos e placas utilizando Reconhecimento de Caracteres. O presente projeto buscou desenvolver um sistema de controle e monitoramento de vias públicas baseado em visão computacional. A solução contemplou um sistema capaz de realizar a captura das imagens e controle de qualidade de vias realizando a identificação de mal condicionamento das mesmas.

Categoria